quinta-feira, 17 de julho de 2014

Obadias Um Grande Servo de Deus



INTRODUÇÃO: Texto bíblico: I Reis 18:1-16

1. Quem era o mordomo Obadias? I Reis 18:3
a) Obadias significa “Servo de Jeová”.
b) Obadias vivia em harmonia com o significado de seu nome.
c) Obadias era servo de Deus numa sociedade idólatra, corrupta e imoral.
2. Qual era a profissão de Obadias? I Reis 18:2-3, 6
a) Obadias foi mordomo (administrador do palácio) do terrível rei Acabe.
b) Obadias ocupou um alto cargo de confiança num reino corrupto.
c) Obadias era político, fiel a Deus e aos homens.
3. Como Obadias viveu sua religião? I Reis 18:4
a) Obadias preservou cem profetas de Deus quando Jezabel os exterminava por causa da raiva contra Elias e de sua incapacidade de impedir a seca, fome e a miséria em Israel (I Reis 18:1-2, 5, 10).
b) Obadias escondeu os profetas da escola dos profetas em cavernas.
c) Obadias sustentou com pão e água aos profetas durante os mais de três anos de escassez.
Que lições há para hoje extraídas deste mordomo de Acabe, porém piedoso, humilde e temente a Deus?

I. PARA SER SERVO FIEL DE DEUS NOS MOMENTOS DESAFIADORES É PRECISO SER PIEDOSO E HUMILDE DESDE A JUVENTUDE – I Reis 18:12-13


1. A piedade na vida de um jovem produz piedade perseverante no adulto: Obadias foi um sincero adorador do Deus verdadeiro desde a sua mocidade, por isso tornou-se forte espiritualmente na vida adulta.
2. A piedade que começa cedo na vida mostra-se inabalável nos momentos desafiadores: O jovem Obadias alcançou o importante cargo político de mordomo (gerente, administrador) do palácio do rei Acabe, cuja esposa era contra todos os servos de Deus. Mas Obadias não se acovardou.
3. A piedade perseverante na vida de um jovem é um milagre maior do que o martírio de adultos: A implacável rainha Jezabel havia mandado matar a muitos servos e profetas de Deus (I Reis 18:4); e, Obadias sempre preservou sua fé trabalhando num ambiente de muita pressão, crueldade e idolatria. Isso é sobrenatural!

II. PARA SER SERVO FIEL DE DEUS NOS MOMENTOS DE CRISES É PRECISO TEMER MUITO AO SENHOR – I Reis 18:3-4, 7, 9-10

1. Temer ao Senhor é o princípio da sabedoria: Vivendo entre aqueles que amavam o erro, promoviam a idolatria e a morte dos que adoravam a Deus, Obadias precisou ser muito sábio e temente a Deus.
2. Temer ao Senhor é o alvo de todo adorador, mesmo quando tudo conspira contra a fé: Por temer muito ao Senhor Obadias não cria que por causa de um cargo de luxo no palácio deveria esconder ou negar a fé. Sua convicção poderia fazê-lo renunciar o cargo, nunca a fé!
3. Temer muito ao Senhor é a base de uma vida consagrada ao serviço de Deus: Por causa de sua fé Obadias zelou pelos servos de Deus quando a irada Jezabel os ameaçava de morte. Durante a crise por falta de chuva profetizada por Elias, o mordomo do rei escondeu cem profetas, em grupos de cinqüenta, em duas cavernas, sustentando-os com pães e água.


III. PARA SER SERVO FIEL DE DEUS NOS MOMENTOS MAIS DRAMÁTICOS DA HISTÓRIA É NECESSÁRIO TER FÉ PARA SE ARRISCAR – I Reis 18:13-16

1. Quem teme muito ao Senhor não teme a autoridade dos perversos: Obadias não cedeu à autoridade do rei Acabe e nem da rainha Jezabel, patrões torpes e cruéis. Na verdade ele conseguiu alimentar secretamente, correndo sérios riscos, os profetas de Deus.
2. Quem teme muito ao Senhor não teme aos riscos da obediência: Assim que Obadias encontrou-se com Elias, não se disfarçou, mas humildemente o reconheceu (verso 7). Então Elias lhe pediu que fazesse algo mais, que corresse mais um risco, e ele aceitou e obedeceu (versos 15-16).
3. Quem teme muito ao Senhor se preocupa em beneficiar as pessoas: Obadias não estava preocupado com sua morte; mas que se morresse, quem continuaria a cuidar dos profetas escondidos? (versos 9, 12-14). Sua preocupação era com a vida dos outros, não com a sua.

CONCLUSÃO:
1. Deus usa pessoas em qualquer posição social a fim de cumprir Seus propósitos, quando estas se colocam a disposição desde a juventude. É necessário aproveitar a posição que Deus te colocou para fazer alguma coisa nobre, digna e importante para Deus.
2. Deus sempre preserva remanescentes numa sociedade perversa, em posição alta e baixa. Deus abençoa com Sua proteção àqueles que, mesmo sob ameaças e riscos, se submetem a Ele para fazer Sua obra. Deus sempre levantou pessoas para auxiliar ao Seu povo em tempos difíceis.
3. Deus honra àqueles que O honram, dando-lhes meios e recursos para preservar o bem, a verdade e os pregadores o evangelho. Como Obadias, o servo de Deus age, luta e vive para a glória de Deus. Uma vida a serviço de Deus vale mais que uma vida a serviço de um rei.


APELO:

1. Comece cedo na vida a adorar e a temer muito ao Senhor para que nas horas difíceis sua fé persevere. Confie em Deus que Ele te honrará!
2. Comece logo a priorizar Deus em Sua vida; antes que dinheiro, luxo e posição seja prioridade. Confie em Deus que Ele te abençoará!
3. Comece agora mesmo a viver com sabedoria à altura do propósito de Deus para tua vida mesmo que as forças do mal se levantem furiosamente contra você. Confie em Deus que Ele te protegerá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário