terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

O Medo

 

Debaixo das suas assas estarás seguro.Sl 91.4 b
                                         
                          O Medo

Há muitas coisas neste mundo que nos amedrontam;só um tolo diria o contrário.Mas, quando o medo nos sobrevém, atormentando e reinando em nossas vidas, é porque nos deixamos escravizar por ele. O ser humano é suscetível a isso porque, sem perceber, ele é atacado pelas dúvidas (e se?...).
"E se eu não conseguir ganhar dinheiro suficiente?''
"E se algo terrível acontecer à meu esposo e aos meus filhos?"
"E se meu negócio falhar?"
" E se eu ficar aleijada e não puder ajudar sustentar a minha família?"
" E se eu sofrer um acidente?"
" E se eu morrer?"

Essas são algumas indagações, que as pessoas fazem a si mesmas ou a outrem, quando são acometidas pelo medo.O medo pode apossar-se do homem(Sl 48.6) e fazer com que desperdice a sua vida( Sl 78.33). Se estiver "possuído de grande medo"( Lc8.37), isto pode impedir que receba tudo o que Deus tem para ele.

Há uma diferença entre um pensamento amedrontador que vem à nossa mente, como incentivo para orarmos por algo em particular e um espírito perturbador de medo que aterroriza a pessoa.

Disse Jesus:"Eu porém, vos mostrarei a quem deveis temer: temei aquele que, depois de matar tem poder para lançar no inferno. Sim, digo-vos a esse deveis temer" (Lc12.5). O único tipo de medo que devemos ter é o temor a Deus, mas, não no sentido de pavor ou terror.

O que é temer a Deus?

Temer ao Senhor é considerá-lo com santo. Temos que ter temor e reverência e honrá-lo como Deus, por causa da sua excelsa glória, santidade, majestade e poder ( Fp 2.12).
 Temer a Deus significa reconhecer que Ele é um Deus que se ira contra o pecado e que tem poder para castigar a quem transgride suas justas leis, tanto nesta vida como na eternidade (cf. Sl 76.7,8).


Quando você  teme o Senhor, Deus promete:


-Livrá-lo dos seus inimigos (2 R 17.39)
-Protegê-los do mal (Sl.34.7)
-Manter os seus olhos em você (Sl.33.18)
-Mostrar- lhe sua misericórdia (Lc.1.50)
-Dar-lhe prosperidade e honra ( Pv.22.4)
-Suprir todas as suas necessidades (Sl.34.9)
-Abençoar seus filhos e netos (103.17)
-Dar-lhe confiança (Pv.14.26)
-Uma vida satisfatória(Pv19.23)
-Longevidade(Pv.10.27)
-Conceder os desejos do seu coração(Sl145.19)


Conclusão:

No dias que estamos vivendo, não sentir medo parece um grande desafio. A humanidade se depara com situações terríveis a cada dia ( crianças e mulheres sendo mortas todos os dias, assaltos, estupros, sequestros, catástrofes naturais, guerras, etc...). É impossível não sentir medo diante de todas essas coisas que estão acontecendo. Mas eu faço minhas as palavras do Salmista Davi: Se o Senhor não guardar a cidade em vão vigia os sentinelas ( SL 127.1). 
Em outras palavras: Se o Senhor não guardar os ônibus e seus motoristas e passageiros, em vão se torna toda a segurança dos veículos e o treinamento dos condutores.
Se o Senhor não guardar  as casas e seus moradores, em vão se torna todos os equipamentos de segurança:cerca elétrica,alarmes, câmeras de segurança,etc...( não estou dizendo que você não possa ter na sua casa,se você tem condições de ter,tenha). 
Mas o que eu quero dizer é que nós temos que estar protegidos pelo Senhor, amparados por ele,de que adianta todo sistema de segurança se a mão do Senhor não está ali para guardar. 

Temendo a Deus nós alcançamos essa proteção e segurança e obviamente nossos temores não vão nos dominar, por que Deus nos acalma, nada tem poder sobre nós se estivermos escondidos nEle e temendo a Ele. 

Referências :Bíblia do Obreiro -Almeida RC 
livro: O poder da esposa que ora-1997 de Stormie O Martian.Mundo Cristão-MC



                                         
        Louvor de confiança e segurança em Deus


535 - Tu És Fiel, Senhor-Harpa Cristã

1
Tu és fiel, Senhor, meu Pai celeste:
Pleno poder aos teus filhos darás.
Nunca mudaste: tu nunca faltaste:
Tal como eras, tu sempre serás.

Tu és fiel, Senhor! Tu és fiel, Senhor!
Dia após dia, com bênçãos sem fim,
Tua mercê me sustenta e me guarda.
Tu és fiel, Senhor, fiel a mim.

2
Flores e frutos, montanhas e mares,
Sol, Lua, estrelas no céu a brilhar:
Tudo criaste na terra e nos ares.
Todo o Universo vem pois te louvar!

3
Pleno perdão tu dás: paz, segurança:
Cada momento me guias, Senhor.
E, no porvir, oh! que doce esperança:
Desfrutarei do teu rico favor!

3 comentários:

  1. A paz do Senhor amada, é um prazer te conhecer, estou muito feliz. Amei o seu blog, agora vou visitar os outros dois. Bjus no seu coração, já estou te seguindo, com certeza!

    ResponderExcluir
  2. A paz do Senhor amada, vim retribuir a doce visita,estou muito feliz em conhecê-la.Amei o blog estou encantada,mensagem edificante.
    O Senhor Jesus é tudo em minha vida,e pela graça e misericórdia Dele que meu irmão se encontra bem, curado e se restabelecendo de 2 cirurgias no intestino.
    A confiança em Deus nos faz enfrentar os medos.
    Vou visitar os outros blog.
    Virei outras vezes.
    Ganhou uma seguidora.

    ResponderExcluir
  3. Oi Eliana!!! A mensagem é muito linda mesmo, a família do meu marido é evangélica, eu fui criada na católica, mas hoje vou na evangélica, pois não sou muito de ir na igreja, mas sou uma pessoa muito temente a Deus, passei por uma situação que se não fosse com a ajuda dEle, não sei como eu e marido iamos suportar, mesmo não indo muito a igreja, faço minhas orações, ouço muito hinos, mas essa semana eu tenho um propósito em minha vida que é parar de fumar e sei que só vou conseguir se eu estiver em oração e quero aproveitar e pedir para me incluir em sua oração para que eu consiga parar com esse vício.
    estou te seguindo aqui tb, esqueci de falar no outro blog, eu sou a agulha, ok.
    beijos

    ResponderExcluir