sexta-feira, 30 de maio de 2014

Aquele que cuida da figueira - Provérbios 27:18


“O que cuida da figueira comerá do seu fruto; o que zela pelo seu senhor, será honrado”– Pv. 27: 18.

A vida dá trabalho, mas tem as suas compensações. Algumas coisas parecem acontecer com base na lei de “causa e efeito”, “ação e reação”. Em todas as coisas ou seja na sua trajetória terrena (figurativamente, forma marcada pela relação semente-fruto), segundo a Bíblia Sagrada, aquilo que o homem semear isso também ceifará. Gl 6: 7
E em Mateus 7: 12 diz que:
Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas.
 Claro que há exceções, mas na vida não devemos contar com as exceções então melhor é ir pelo caminho do que é certo.

Esforço pessoal empenhado em qualquer coisa é algo ordinário (corriqueiro, comum, esperado); milagre é algo extraordinário e, portanto, raro. Por certo Deus vela por nós e nos ajuda em tudo, mas há sempre aquilo que depende de conduta nossa, esforço e trabalho (em todos os sentidos). Atos positivos, movimento, força, enfrentamento de problemas, dissabores, embaraços, aborrecimentos. Por fim, o resultado do labor: “O que cuida da figueira comerá do seu fruto”. O prêmio e a recompensa daquele que fez o que tinha que fazer: “o que zela pelo seu senhor, será honrado”.

O Senhor Deus nos mostra que devemos agir na vida, na busca de ser, ter e fazer (o que seja), mas com coração Nele (senão nos faltará sentido). Quem não se “mexe” não prospera, ou prospera menos. Não esperemos por milagres; se milagres vierem até nós, glória a Deus, Aleluia! Ótimo, assim seja, pois são dádivas de Deus. E quem não quer receber dádivas de Deus? Porém, o pior “caminho” é daquele que “descuida da vinha” na espera de milagres (Provérbios 24: 30 a 34). Ou de quem faça por ele.

Assim, em quaisquer circunstâncias, estejamos todos em constante movimento, e fugindo da inércia. Que as nossas vidas sejam repletas de sonhos, projetos, objetivos, anseios, realizações, e que nós tenhamos sempre disposição e fé para seguir adiante. Que ninguém tenha medo ou receio de se arriscar na busca dessas coisas todas, em Cristo Jesus (Romanos 8: 31). Para trás de nós, preguiça (Provérbios 19: 15, e Eclesiastes 10: 18), e tudo o mais que nos impeça de sermos íntegros, felizes e realizados. “Brincando com as palavras” do verso: “cuidemos sempre da ‘figueira’ e tenhamos em todo o tempo zelo perfeito pelo nosso Senhor!” Por fim, nunca (jamais) percamos de vista o fato de que: 
Aquele que em nós começou boa obra há aperfeiçoá-la até o dia de Cristo Jesus. (Filipenses 1: 6). Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário